Pular para o conteúdo

Visita de Anitta ao Xingu dispara buscas sobre povos indígenas no Brasil

Pesquisas sobre populações do Xingu cresceram 450%, e buscas gerais sobre indígenas subiram 6.200% em 24 horas; cantora conheceu o Cacique Raoni

Foto: Instagram (@anitta)

Após a visita de Anitta ao Xingu, o Google Brasil registrou aumento expressivo nas buscas sobre povos indígenas. Segundo o perfil Mídia Indígena, as pesquisas sobre as populações do Xingu cresceram mais de 450%, enquanto as buscas gerais sobre povos indígenas aumentaram 6.200% em apenas 24 horas. A viagem da cantora ao Xingu aconteceu com intermediação de Luciano Huck e fez parte de um especual do programa “Domingão”, da TV Globo.

Na publicação, o veículo destacou a importância da visibilidade para a pauta indígena. “Ser convidado para um ritual, receber uma pintura, vivenciar saberes ancestrais, tudo isso faz parte da construção de alianças verdadeiras, baseadas em respeito, afeto e amizade”, afirmou.

Nas redes sociais, Anitta relatou a experiência: “Fomos até o Xingu, na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, onde vivenciei de perto o Kuarup, ritual que celebra a memória daqueles que já fizeram passagem. Além disso, tive a honra de conhecer o Cacique Raoni, na Terra Indígena do povo Kayapó, que dedica sua vida à proteção dos territórios indígenas e da floresta.”

A cantora também ressaltou o papel histórico dos povos indígenas na preservação das florestas, como a Amazônia e a Mata Atlântica, e alertou sobre projetos de lei que ameaçam esses territórios. “Recentemente, a Comissão de Direitos Humanos aprovou o PL 6040/23, que libera garimpo e outras atividades em Terras Indígenas. Ao mesmo tempo, a Lei 14.701/2023 dificulta novas demarcações, representando retrocessos nos direitos indígenas. Precisamos de respostas rápidas do STF para proteger essas comunidades.”

“Eles precisam ser ouvidos, considerados e respeitados. Não podemos permitir que projetos de vida e futuros inteiros continuem sendo devastados. Os povos indígenas são parte da solução para as mudanças climáticas e para um futuro mais sustentável.”

https://twitter.com/poponze/status/1964728115852419141

Você também pode gostar:

Alinne Rosa fala sobre retorno à música após depressão: ‘Um recomeço’
Liesa promove experiência da Sapucaí em Copacabana
Kael Santana abre nova era com a faixa ‘Bolo de Notas’
3030 mergulha em suas raízes no EP ‘Origens’
Rosalía revela desejo de colaborar com Marina Sena