
O aguardado quarto álbum de estúdio de Rosalía, intitulado “LUX”, foi anunciado no dia 20 de outubro. O projeto tem instrumentais gravados pela Orquestra Sinfônica de Londres, com regência do maestro Daníel Bjarnasson, e promete unir elementos clássicos e contemporâneos em um universo próprio.
O anúncio do disco foi feito em três etapas: um teaser do projeto em um outdoor na Times Square, em Nova Iorque; uma live da artista no TikTok, contando mais detalhes sobre a obra; e um apagão teatral na Gran Vía de Madrid, seguido da revelação da capa e nome do álbum para milhares de fãs, com presença da própria Rosalía.
As colaborações e a narrativa em quatro atos
A cantora espanhola convidou Björk, Carminho, Estrella Morente, Silvia Pérez Cruz, Yahritza, Yves Tumor, e os corais Escolanía de Montserrat e Cor de Cambra do Palau de la Música Catalana para dividir seu microfone no “LUX”. Essas vozes formam, de acordo com Rosalía, “um coro feminino universal”.
Produzido e dirigido criativamente pela própria artista, o álbum terá dezoito faixas divididas em quatro atos, que representam a transformação feminina de forma simbólica e irá misturar temas como sensualidade, renascimento interior e espiritualidade. A sonoridade trás referências que vão da música clássica ao experimental eletrônico e transita entre momentos minimalistas e grandiosos. As versões físicas do “LUX” terão três faixas exclusivas para complementar a experiência do projeto.











